Medo de praticar desporto

O medo ou mesmo fobia de praticar desporto é uma das consequências da ansiedade e dos ataques de pânico.

A actividade física leva a um aumento do ritmos cardíaco, uma alteração natural, tendo em conta que é um esforço a que o organismo tem de responder. O que acontece é que, quem sofre de ansiedade, associa este sintoma a ocasiões anteriores, nomeadamente a ataques de pânico.

Os sintomas provocados pela prática de esforço como o batimento cardíaco acelarado,  a exaustão e os suores podem-se confundir com alguns dos sintomas dos ataques de pânico. Normalmente quem já passou por ataques de pânico tem por hábito  estar atentos a qualquer alteração ritmo cadíaco o que provoca muitas vezes a fobia à prática de exercício físico.

Esta situação piora quando ocorre o primeiro ataque de pânico durante a prática de um determinado desporto. O cérebro vai guardar esta recordação e vai provocar uma libertação excessiva de adrenalina sempre que tentar repetir o mesmo exercício. O medo de ter novo ataque de pânico faz com que muitas pessoas deistam da prática de desporto, até mesmo atletas de competição.

Mas não nos podemos esquecer que o desporto é fundamental para uma vida saudável, e mesmo para combater a ansiedade. Ficam aqui algumas dicas para quem sofre de ansiedade e quer voltar a praticar desporto:

  • As caminhadas são óptimas! Pode faze-las ao seu ritmo e ir aumentando o mesmo conforme se sentir melhor.
  • Encontre alguém com quem se sinta bem para começar a praticar desporto. Explique a sua situação, de certeza que qualquer pessoa compreende. Ter companhia vai ajudar que não desista tão fácilmente
  • Opte pelos desportos que goste mais e lhe porporcionam mais felicidade. Se possivel ouça música relaxante enquanto pratica desporto.
  • Os ginásios podem não ser uma boa opção para começar: a presença de muitas pessoas no espaço pode potenciar os ataques de pÂnico devido à agorafobia.
  • A natação é um ótimo desporto: o facto de estar dentro de água pode ajudar a reduzir alguns dos sintomas mais perturbadores,

 

 

 

 

 

8 comentários a “Medo de praticar desporto

    1. carlos

      Obrigado pelas dicas.
      Eu tive um ataque de panico ha coisa de 2 anos numa prova de trail de 20 kms e aos 10 kms comecei a sentir-me mal, falta de ar, ao ponto de entrar em pânico, desmaei e fui transportado para o hospiral.
      A partir dessa data nunca mais consegui praticar desporto como dantes, tenho muita dificuldade em voltar aos niveis fisicos de outros tempos, mas vou tentar.
      Ando a treinar a minha mente primeiro, penso que é por aí que tenho de começar.
      CA

      Responder
      1. Marta Reis Autor do artigo

        Olá Carlos.
        O importante é que te mantenhas motivado! O medo pode ser ultrapassado e tens razão, deves começar por “treinar a mente”.
        Aos poucos vais conseguir atingir os niveis físicos que pretendes, o importante é não desanimares nem te deixares ir abaixo pelas dificuldades 🙂
        Obrigado por partilhares a tua experiência!

        Responder
    2. Marta Reis Autor do artigo

      Olá Ricardo. O receio vai desaparecer aos poucos! Podes começar com uma atividade fisíca que exija menos esforço e que gostes 🙂

      Responder
  1. Beatriz

    Eu nao consigo fazer educação física na escola porque desde que tive aquele ataque de pânico que comecei a ganhar medo! Agora por mais k tente nao consigo….😢 ja andei em muitas psicologas e mesmo assim nao resolveu.. Sempre que tento comeco a entrar em panico e a chorar..

    Responder
    1. Marta Reis Autor do artigo

      Ola Beatriz. O teu medo também pode ser provocado por teres muitos colegas à tua volta e teres receio de te sentires mal no meio deles. Experimenta começar a fazer caminhadas sozinha ou com uma amiga no fim do dia…

      Responder
  2. Tiago Silva

    Eu sofro de ataques de pânico à +- 10 anos. Era um amante de desporto. Pratiquei Karaté, Natação, e joguei durante vários anos Futebol. Após uma situação que me traumatizou bastante, deixei de praticar desporto e comecei a desenvolver crises de ansiedade e ataques de pânico o que fez com que a minha vida fosse virada do avesso.
    Há 10 ano que luto para conseguir voltar a praticar desporto novamente, contudo, após várias tentativas, acabo sempre por ser vencido pelo medo. Já procurei várias ajudas, como médicos e psicólogos, mas até agora, apesar de algumas melhorias, ainda não consegui voltar a praticar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *