Medo de Perder o Controle

O medo de perder o controlo sobre si mesmo é muito frequente em pessoas que sofrem de ansiedade e ataque de pânico e pode originar agorafobia.

Trata-se do medo ou mesmo fobia de, quando está com outras pessoas, não ser capaz de se controlar e fazer alguma coisa que o envergonhe como enervar-se, dizer coisas que não quer, desmaiar, ou vomitar.

Quando se sobre de ataques de pânico o medo toma conta de nós e muda toda a nossa vida. Muitas vezes a pessoa tem medo de fazer coisas estranhas ao pé dos amigos ou família e está sempre a pensar nas suas palavras ou gestos.  Acaba por fazer uma estimulação excessiva do seu sistema nervoso o que vai provocar alterações no seu pensamento, como o medo de perder o controle.

Para lidar com este medo, deve mentalizar-se que é uma “ilusão” do sistema nervoso, e que, quando lhe der algum descanso, este medo vai desaparecer. Deve evitar concentrar-se no medo de fazer alguma coisa errada e anormal e simplesmente agir naturalmente.

Não se foque neste medo! Não vai perder o controle sobre o seu corpo! Não vai enlouquecer nem fazer nada disparatado em frente a outras pessoas. É só a sua ansiedade a falar por si.. Tente distrair-se ou concentrar-se em outras coisas que o façam sentir bem. Não se isole!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *