Como Ultrapassar uma Fobia

As fobias são uma forma de medo irracional de algo que não implica um perigo real. Estes medos causam uma ansiedade enorme á pessoa e limitam a sua vida diária.

As fobias mais frequentes são:

  • Multidões
  • Espaços fechados
  • Alturas
  • Andar de avião
  • Cobras
  • Agulhas
  • Aranhas

As fobias gerlamente têm origem na infância mas também podem aparecer já na idade adulta. A pessoa pode chegar a mudar toda a sua vida em função do seu medo. Muitas vezes estas pessoas isolanm-se para não confrontra o seu medo e desenvolvem patologias ansiosas e depressivas.

Os sintomas de uma fobia abrangem sinais fisicos e psicológicos de apreensão e ansiedade. Estes têm tendência a piorar já souber que se vai confrontar com o seu medo ou se tiver noção que é dificil escapar-se. Os principais sintomas são:

  • Falta de ar
  • Coração a bater rápido
  • Tonturas
  • Dores no peito
  • Suores
  • Sensação de “irreal” (despersonalização)
  • Necessidade extrema de fugir
  • Sensação de desmaio
  • Medo de morrer

Existem várias estratégias para ultrapassar uma fobia. Cada pessoa deve adequar a estratégia ao seu medo. A psicoterapia é fundamental para eliminar a fobia e air de forma diferente

Ficam aqui alguns passos simples que o podem ajudar a perder estes medos irracionais:

  1. Entenda os seus medos: saiba em que situações especificas aparecem as fobias e quando os sintomas se tornam incontroláveis. Tente lembrar-se de quando começou a sua fobia e se houve algum momento marcante que a originou.
  2. Livre-se dos pensamentos negativos. Em primeiro lugar retire a carga negativa relativamente ao momento em que começou a sua fobia. Pegue numa folha e escreva tudo o que pensa me relação ao seu medo. Cada vez que surjam estes pensamentos tente contrariá-los.
  3. Pense racionalmente: Pense no seu medo e no perigo real que este representa. Que mal lhe pode fazer uma aranha? Quando se confrontar com o seu médo é fundamental que entenda que ele não representa nenhum perigo na realidade.
  4. Exponha-se gradualmente ao medo: vá enfrentando situações que lhe provoquem medo de forma gradual e controlada, isto é, comece pelo que lhe provoca algum medo e sempre numa situação em que pode desviar-se dele Gradualmente vá enfrentando situações mais intensas, disassociando os pensamentos relativos ao medo
  5. Celebre as vitórias: cada passo é uma vitória e deve celebrá-la! Partilhe com quem lhe é proximo as conquistas que faz comemore-as.

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