Beta-bloqueadores para tratar a ansiedade

Os beta-bloqueadores são medicamentos utilizados para tratar hipertensão e outras patologias cardíacas, no entanto também podem ser utilizados para tratar a ansiedade, nomeadamente os seus sintomas físicos.

Os beta-bloquedaores permitem bloquear os efeitos da norepinefrina, hormona que provoca ansiedade. Geralmente apresenta efeitos positivos no controlo de sintomas como taquicardia, tremores, sudurese e dor de cabeça.

Apesar de não produzir muitos efeitos no controlo dos sintomas psicológicos da ansiedade (preocupação constante, irritabilidade), os betobloqueadorores têm demonstrado serem eficazes no controlo de fobias, diminuindo a frequência de ataques de pâncio.

Estes medicamentos apresentam alguns efeitos secundários (pulsação lenta, tensão baixa e sono) mas não provocam dependência física ou psicológica.

Em situações em que são os sintomas físicos são os que mais perturbam a pessoas e em que as fobias provacam ansiedade o tratamento com beta-bloqueadores pode ser uma solução adequada.

Os beta- bloqueadores mais utilizados são o Inderal (propanolol) e o Concor (bisoprolol).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *