Ataques de Pânico e Desmaios

A ansiedade pode ser responsável pelo aparecimento de diversos sintomas muito incomodativos e que transtornam em muito a vida das pessoas. A sensação de desmaio é uma das mais aflitivas. Para quem sofre de ataques de pânico este sintoma toma uma dimensão ainda mais assustadora.

Geralmente a pessoa começa por sentir a cabeça muito leve, com tonturas e até pode parecer que o chão se está a mover.  Todas estas sensações são provocadas pela libertação de noradrenalina no sangue durante períodos de grande tensão ou medo.

Durante os ataques de pânico é muito frequente existir a sensação de desmaio, sentindo que está a “sair de si mesmo”  e que não se consegue concentrar em nada. Esta sensação é muito assustadora, o que lhe vai provocar ainda mais pânico, parecendo que não tem fim.

O que deve fazer é tentar mentalizar-se que durante um ataque de pânico é praticamente impossível desmaiar. Devido à ansiedade que está a sentir a sua tensão arterial vai aumentar, o que o impede de desmaiar.

Para uma recuperação mais rápida e eficaz procure focar-se na sua respiração. Coloque as mãos atrás da nuca entrelaçando os dedos e afastando os cotovelos para trás. Em seguida expire e inspire contado mentalmente de 1 até 4 (para a inspiração e para a expiração). Além de repor os níveis de dióxido de carbono no sangue, esta técnica ajuda a que de abstraia do que está a sentir, diminuindo assim o pânico e permitindo a recuperação do corpo.

É importante referir que, se sente frequentemente tonturas ou sensação de desmaio, deve consultar o seu médico para fazer o despiste de algumas patologias.

 

 

2 comentários a “Ataques de Pânico e Desmaios

  1. Luana

    Muito bom seu artigo, foi direto ao ponto e ao assunto importante, infelizmente a ansiedade tem sido o mal do seculo dessa nova geração.

    Parabéns pelo artigo

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *