Arquivo mensal: Abril 2017

Como fugir ao Pânico

Para quem sofre de ataques de pânico, tudo o que queremos é evitar estes momentos ou fazer com que passem rápidamente.

Já aqui falamos das técnicas respiratórias e estas podem ser muito eficazes, mas existem também outras estratégias:

  • Passar um cubo de gelo por baixo dos olhos – vai criar desconforto e ativar o sistema parassimpático, diminuindo os sintomas de pânico
  • Abstração: é preciso algum treino, mas pode ser muito eficaz. Trata-se de mentalmente colocarmo-nos noutro local ou situação, evitando aquilo que nos está a procvocar o pânico.
  • Partilha: em situação em que habitualmente sofre de ataques de pânico (por exemplo locais com muitas pessoas), procure fazer-se acompanhar por algém com quem se sinta avontade e que saiba o que fazer se tal acontecer. Isto vai deixa-lo muito mais tranquilo

Traumas que Causam Depressão

As causas da depressão são variadas e muitas vezes trata-se de uma conjugação de fatores emocionais, laborais, sociais ou económicos.

No entanto existem vários fatores que podem ser traumáticos (pela sua repentinidade ou pela sua intensidade) e levar ao surgimento de depressões:

  • Luto, nomeadamente por familiares ou amigos mais próximos
  • Perda de emprego e/ou situações econóicas problemáticas
  • Conflitos laborais
  • Despromoção da categoria social/profissional
  • Problemas na relação com os filhos/pais
  • Termino de relações amorosas/ divórcio

Todas estas circunstâncias podem surgir em quase todas as fazes da nossa vida e o que muda é a forma como lidamos com elas. Uma pessoa que tem mais tendências depressivas irá qualquer uma destas situações como derrotas pessoais e não como um começo de uma nova fase na sua vida

Técnica Respiratória para Relaxar

Todos nos sabemos que o controlo da respiração é fundamental para para conseguirmos minimizar os efeitos da ansiedade. Conheça uma técnica bastante eficaz quando não estamos a conseguir controlar a ansiedade

  1. Pressione a língua contra a parte de trás dos dentes e feche a boca
  2. Inspire pelo nariz durante quatro segundo
  3. Sustenha a respiração durante sete sengundos
  4. Depois expire todo o ar contando até oito
  5. Repita esta técnica 3 vezes num loal calmo

Quanto Tempo Demora a Adormecer

As alterações do sono são um dos princiapis problemas para quem sofre de ansiedade. Quantas vezes já  ficou a dar voltas na cama sem conseguir adormecer?

Fique a saber que, se demora mais de uma hora a adomecer, alguma coisa está realmente mal. Deve começar e pensar em estratégias que o ajudem a controlar a ansiedade antes de ir para a cama. O melhor é começar a evitar todas as substâncias estimulantes (como a cafeína) e procurar hábitos relaxantes, como ouvir música ou prtaicar meditação.

No caso contrário, ou seja se demorar menos de 10 minutos para adormecer, o seu corpo está  atentar dizer-lhe que não está a dormir as horas suficiente ou que o seu sono não é repousante. É mito comum acontecer estas situações em casos de depressão.