Arquivo mensal: Julho 2016

Chorar Faz-lhe Bem

Quantas vezes, em momentos muito stressantes, a única coisa que lhe apetece fazer é chorar? Pois é mesmo isso que deve fazer!

Chorar ajuda a que se liberte do stress e de tensões e permite-lhe lidar com emoções intensas.

As lágrimas contêm diversas hormonas que são produzidas quando o corpo está sobre grande stress.

Por outro lado, chorar ajuda a reduzir os níveis de cortisol do organismo, hormona responsável pela sensação de ansiedade.

Po isso, quando estiver “desesperado” chore! Vai-se sentir aliviado e depois pode resolver a situação com mais clareza.

Situações que Aumentam a Ansiedade

Quem sofre de ansiedade sabe reconhecer que muitas vezes existem situações que descontrolam os níveis de stress e deixam-nos mais vúlneráveis.

Embora estas situações variem de pessoa para pessoa quase todos nós desabamos face a algumas situações da vida:

  • Mudança de casa: quer seja o facto de sair da casa dos pais ou simplesmente ter de escolher outra residência faz com que nos sintamos privados no nosso “espaço seguro”
  • No que toca ao emprego, tanto o despedimento como a mudança de local de trabalho aumentam os níveis de ansiedade e deixam-nos mais inseguros
  • As férias, que são para muitos significado de descanso, para uma pessoa que sofre de ansiedade podem ser um causador de stress, pois muitas vezes torna-se difícil lidar com a alteração de hábitos e rotinas

4 Técnicas para Combater a Ansiedade

A Ansiedade torna o nosso dia a dia num ciclo vicioso: a ansiedade em relação ao que se se guegera sempre mais ansiedade.

É, por isso, fundamental adoptarmos diversas técnicas que nos permitam controlar a ansiedade para melhorar o nosso dia-a-dia.

  1. Livros de Colorir para Adultos: apesar de há primeira vista parecer um pouco estranho, estes livros de colorir que agora surgem em muitas lojas têm mesmo efeito no controlo da ansiedade.
  2. Nestes dias de verão, uma das atividades que mais combate o stress é fazer jardinagem. Estudos comprovam que as pessoas que fazem jardinagem regularmente são mais satisfeitas com a vida.
  3. O exercício físico ajuda a “limpar a cabeça” e reduz os níveis de ansiedade.
  4. Por fim, o facto de tirar “tempo para si próprio“, a uma determinada hora do dia, quer seja para meditar ou para realizar alguma atividade que lhe porporcione prazar, ajuda muito a controlar os niveis de ansiedade e a quebrar o stress do dia-a-dia.

Os Perigos da Ansiedade

Todos nós sabemos que a ansiedade pode tem consequências físicas e psicológicas. Mas muitas destas consequências podem passar despercebidas e tornar-se perigosas:

  • Alterações no sistema cognitivo
  • Aumento da pressão arterial
  • Alterações na hormona da tiróide
  • Diminuição da densidade óssea
  • Enfraquecimento do sistema imuninário, o que nos deixa mais susceptíveis a apanhar infeções

A verdade é que a ansiedade pode trazer-nos muitos problemas físicos e por isso deve ser tratada logo quando surgem os primeiros sintomas