Arquivo mensal: Maio 2016

Como Controlar as Mudanças de Humor

Para o nosso bem estar fisico e psicológico precisamos de saber equilibrar as nossas emoções. As variações de humor frequentes são prejudiciais para qualquer pessoa.

Ficam aqui alguns passos para evitar as variações de humor no dia-a-dia:

  • Saiba eliminar os pensamentos nocivos: aqueles que não são construtivos e só o prejudicam
  • Tenha um ritual para combater os sentimentos negativos: quando estes surgirem, cante, dance ou sai com os amigos
  • Pratique relaxamento: deixe que os sentimentos passem por si como uma onda
  • Não dê demasiada importância ás circunstências da vida, tudo se resolve!

Utilização Excessiva de Antidepressivos

Foi realizado um estudo que comprava que cerca de 50% das pessoas que tomam antidepressivos não estão, de facto, deprimidas.

Muitas outras doenças são geralmente “tratadas” com antidepressivos, de forma incorreta. As mais comuns são:

  • Ansiedade
  • Insónia
  • Déficet de atenção
  • Disturbios alimentares

A verdade é que existem medicamentos e terapias específicas para cada uma destas patologias, que geralmente implicam até menos efeitos secundários e contra-indicações.

Por isso, antes de iniciar um tratamento com antidepresssivos informe-se e peça várias opiniões de forma

 

Ansiedade Pode Afetar a Memória

A ansiedade pode ter diversas consequências para a nossa saúde e para a nossa viada. Já sabemos que o stress continuo afeta a saúde cardiovascular, o sono e a concentração.

Um estudo recente indica que a ansiedade pode afetar a memória a curto prazo,. Está comprovado que, num período de 28 dias as pessoas vão ter alterações de memória. Ainda não foi estudado o efeito na memória a longo prazo.

A memória a curto prazo é aquela que usamos para realizar as tarefas do dia a dia e está por isso provado que a ansiedade pode diminuir o nosso rendimentos e afetar o nosso dia-a-dia de diversas formas

Como Lidar com o Cansaço Diário

O cansaço é uma das principais causas da ansiedade: muitas vezes parece que tem sempre muita coisa para fazer e nunca tem tempo. Vamos resolver isto!

  • Conheça os seus limites: saiba quando o cansaço começa afetar a sua vida e reconheça quando necessita de parar
  • Não tente fazer tudo de uma vez – planeie o seu trabalho de forma faseada
  • Estabeleça um horário para descansar e obrigue-se a cumpri-lo com rigor.
  • Pratique exercicío físico. Não, o exercício físico não o vai cansar mais. Vai deixá-lo com mais energia e com uma sensação de bem estar.
  • Alimente-se de forma eaquilibrada. Procure alimentos ricos em Vitaminas como os legumes, as frutas e o peixe, que lhe vão dar enrgia de forma natural.

Ansiedade Afeta o Sistema Imunitário

O sistema imunitário é o mecanismo do corpo que nos protege de infeções provocadas por vírus e bactérias. A ansiedade está muito relacionada com a Sistema Imunitário, vamos explicar-lhe como.

A ansiedade a longo prazo promove a produção de uma hormona, o cortisol. Esta hormona prejudica a resposta natural do sistema imunitário tornando o nosso corpo mais vúlnerável a diversas doenças.

É por isso mais comum que as pessoas que sofrem de ansiedade se sintam constantemente mais cansadas, apanehm facilmente gripes e constipações e envelheçam mais rápido.

Esta é mais uma prova que a saúde mental e a saúde física estão profundamente interligadas.

Como Recuperar de Uma Depressão

O tratamento de uma depressão pode ser bastante complexo. Não passa só pela medicação prescrita pelo médico mas também por uma recuperação psicológica que tem de ser gradual.

Ficam aqui algumas icas para recuperar psicologicamnete de uma depressão, para que esta não deixe marcas permanentes:

  • Pratique uma atividade física que lhe dê prazer: corrida, yoga, pilates, …
  • Registe os seus pensamentos negativos e reflita sobre ela, constratando com todas as experiênciaspositivas que ja viveu.
  • Conheça-se bem. Conheça as suas qualidades e os seus defeitos. Procure tirar o maior partido de todas as suas potencialidades.
  • Partilhe os seus sentimentos com alguem. Pode ser apaenas uam pessoa com que se sinta melhor, mas é fundamental que perceba que há sempre alguem que o vai perceber.
  • Não fuja dos seus sentimentos. É importante vivenciar tanto os sentimentos positivos como os negativos, pois só assim vai aprender a lidar com estes da melhor maneira.

Medicamento Cura Depressão em Horas

Um estudo comprovou que há uma substância – a cetamina – que consegue reverter a depressão em poucas horas.

A depressão afeta cada vez mais pessoas, condicionando muito a sua vida e a de todas que a rodeiam. Este estudo indica que a cetamina, um analgésico, pode ser a cura mais eficaz para a depressão.

O estudo realizado em ratos comprovou ainda outra questão: o medicamento não apresenta quaisquer efeitos secundários!

Apesar de ainda estar longe da comercialização fica aqui uma nova esperança para todas as pessoas que lutam contra esta patologia, que pode mesmo ser incapacitante.

Exercício Físico para Controlar a Ansiedade

Já todos sabemos que o exercício  traz benefícios fisicos para o nosso corpo: ajuda a ganhar resistência, a emagrecer, a tonificar, etc. Mas os benefícios psicológicos da prática de exercício são tantos os mais que os físicos.

  • Durante o exercício o corpo liberta endorfinas, o que vai fazer com que fique de bom humor
  • Um treino bem esforçado pode aliviar os sintomas ansiosos e depressivos de forma quase emediata.
  • As pessoas que praticam exercícios têm uma melhor auto-estima
  • Treinos cardio aumentam a sua resistência a ajudam a combater o cansaço
  • A prática de exercício regular potencia a memória e o funcionamento cognitivo
  • Os quimicos cerebrais libertados durante o exercício ajudam o corpo a lidar com o stress
  • Quem pratica exercício de forma regular sofre menos com insónias.