Arquivo mensal: Janeiro 2016

EMDR para a Ansiedade

O EMDR, que em português significa Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares, trata-se de uma técnica de psicoterapia relativamente recente que tem como objetivo reduzir traumas, ansiedade, sintomas depressivos ou melhorar o estado global de saúde mental.

Este tratamento exige algumas fases e inicia-se com uma história clínica pormenorizada do utente, que deve ser a base para a criação de uma relação empática  entre utente e terapeuta.  O tratamento em si baseia-se na ativação de mecanismos de cura do cérebro através da estimulação sensorial bilateral (ocular, auditiva e/ou tátil).

Durante as sessões as memórias traumáticas do paciente são trabalhadas o que irá permitir a eliminação de crenças negativas, emoções e sintomas  associados a determinada memória, facilitando a  conexão dessa memória com novos sentimentos positivos armazenados nas redes de memória.

O tratamento deve ser realizado por um psicoterapeuta formado em EMDR  e a duração do mesmo varia entre 2 a 60 sessões de 90 minutos, consoante o problema e a progressão do utente.

O EMDR tem apresentado resultados muito significativos no tratamento de ansiedade e depressão, assim como outras patologias como insónias oufobias complexas.

 

Como Combater a Falta de Energia

Muitas vezes os nossos dias são uma sucessão de rotinas quase inalteráveis que nos deixam desanimados e sem energia. O cansaço do trabalho, o stress do dia a dia e as dificuldades que a vida acarreta por vezes leva a um estado de espirito deprimido, que não só afeta a própria pessoa como também todos os que a  rodeiam.

Quantas vezes acordamos de manhã e já nos sentimos cansados e sem energia ou vontade para enfrentar um novo dia? Pois, está na hora de mudar! Ficam aqui algumas dicas que lhe vão permitir acordar mais bem disposto e ter mais energia durante o dia:

  • Tudo começa com uma boa noite de sono. Procure dormir pelo menos 7 horas por noite de sono com qualidade, ou seja, sem distrações, sem demasiado barulho ou luminusidade e, mais importante que tudo, com o conforto que necessitar.
  • Ao acordar, procure selecionar um despertador que acorde de forma lenta e pacífica. Já existem algumas aplicações para telemóveis bastante eficientes.
  • Deve ingerir um pequeno almoço bastante completo, pois é a sua fonte de energia logo de manhã. Reserve algum tempo para comer esta refeição com calma.
  • Evite bebidas “energéticas“. Emboara a sua fiunção seja aumentar a sua energia e mantê-lo mais “acordade”, este processo é artificial e pode prejudicálo. Opte pelas tisanas, como o ginseng. É fundamental manter-se bem hidratado.
  • Coma pouco de cada vez, mas várias vezes ao dia. Pode parecer muito repetitivo, mas o facto de comer de 2 em 2 horas por exemplo evita quebras de nergia e faz com que se sinta melhor.
  • Não pode dispensar o exercicio físico! Apesar de poder pensar que só se vai sentir mais cansado, isto não é verdade. O exercício físico é revitalizante e estimula a produção de hormonas que contribuem para a sensação de bem-estar.
  • Reserve sempre um tempo ao fim do dia para uma atividade que lhe agrade. Assim, tem pelo menos alguma coisa pela qual ansiar durante o dia, o que o vai afzer sentir menos aborrecido e desmotivado.