aviao

Como Controlar o Medo de Andar de Avião

Existem muitas pessoas que têm medo de voar de avião. Os tremores e suores frios começam mesmo antes de o avião levantar voo!

Siga estas dicas para ter uma viagem mais tranquila:

  • Marque a sua viagem durante o dia, pois dará-lhe mais segurança.
  • Informe-se sobre o avião e o mapa de voo, o que lhe irá dar tranquiloidade.
  • Converse com outras pessoas: vai ajudá-lo a distrair-se do seu medo
  • Informe-se sobre as estatisticas: saber que a probabilidade de um avião cair é de 1 em 2.783.874 vai tranquilizá-lo!
  • Respire! Durante os momentos de mais tensão pode utilizar algumas técnicas respiratórias para se sentir mais calmo.
caminhada

5 Estratégias para Controlar a Ansiedade

No dia-a-dia podemos adoptar várias estratégias para controlar a ansiedade. Conheça algumas:

  • Tenha sempre consigo uma agenda (em pepel ou no telémovel). A organização ajuda a diminuir a ansiedade
  • Faça caminhadas ao fim do dia, de preferência em parques com bastante vegetação e tranquilos.
  • Beba água ao longo de todo o dia, evitando os efeitos nosivos do cortisol.
  • Não veja televisão até tarde, a luz emitida pelos ecras influencia a produçaõ de hormonas e a qualidade do sono.
  • De manha, levante-se mais cedo para evitar o stress e a correria no incicio do dia.
panico

Como fugir ao Pânico

Para quem sofre de ataques de pânico, tudo o que queremos é evitar estes momentos ou fazer com que passem rápidamente.

Já aqui falamos das técnicas respiratórias e estas podem ser muito eficazes, mas existem também outras estratégias:

  • Passar um cubo de gelo por baixo dos olhos – vai criar desconforto e ativar o sistema parassimpático, diminuindo os sintomas de pânico
  • Abstração: é preciso algum treino, mas pode ser muito eficaz. Trata-se de mentalmente colocarmo-nos noutro local ou situação, evitando aquilo que nos está a procvocar o pânico.
  • Partilha: em situação em que habitualmente sofre de ataques de pânico (por exemplo locais com muitas pessoas), procure fazer-se acompanhar por algém com quem se sinta avontade e que saiba o que fazer se tal acontecer. Isto vai deixa-lo muito mais tranquilo
Depressão

Traumas que Causam Depressão

As causas da depressão são variadas e muitas vezes trata-se de uma conjugação de fatores emocionais, laborais, sociais ou económicos.

No entanto existem vários fatores que podem ser traumáticos (pela sua repentinidade ou pela sua intensidade) e levar ao surgimento de depressões:

  • Luto, nomeadamente por familiares ou amigos mais próximos
  • Perda de emprego e/ou situações econóicas problemáticas
  • Conflitos laborais
  • Despromoção da categoria social/profissional
  • Problemas na relação com os filhos/pais
  • Termino de relações amorosas/ divórcio

Todas estas circunstâncias podem surgir em quase todas as fazes da nossa vida e o que muda é a forma como lidamos com elas. Uma pessoa que tem mais tendências depressivas irá qualquer uma destas situações como derrotas pessoais e não como um começo de uma nova fase na sua vida

respirar

Técnica Respiratória para Relaxar

Todos nos sabemos que o controlo da respiração é fundamental para para conseguirmos minimizar os efeitos da ansiedade. Conheça uma técnica bastante eficaz quando não estamos a conseguir controlar a ansiedade

  1. Pressione a língua contra a parte de trás dos dentes e feche a boca
  2. Inspire pelo nariz durante quatro segundo
  3. Sustenha a respiração durante sete sengundos
  4. Depois expire todo o ar contando até oito
  5. Repita esta técnica 3 vezes num loal calmo
insonia.jop_

Quanto Tempo Demora a Adormecer

As alterações do sono são um dos princiapis problemas para quem sofre de ansiedade. Quantas vezes já  ficou a dar voltas na cama sem conseguir adormecer?

Fique a saber que, se demora mais de uma hora a adomecer, alguma coisa está realmente mal. Deve começar e pensar em estratégias que o ajudem a controlar a ansiedade antes de ir para a cama. O melhor é começar a evitar todas as substâncias estimulantes (como a cafeína) e procurar hábitos relaxantes, como ouvir música ou prtaicar meditação.

No caso contrário, ou seja se demorar menos de 10 minutos para adormecer, o seu corpo está  atentar dizer-lhe que não está a dormir as horas suficiente ou que o seu sono não é repousante. É mito comum acontecer estas situações em casos de depressão.

panico

Da Ansiedade ao Panico

A ansiedade é uma fator normal para todas as pessoas. Sofremos de ansiedade devido a acontecimentos inportantes ou mesmo situações diarias como o transito.

A ansiedade é até benéfica para a nossa vida, pois impele-nos a conseguir melhores resultados.  O grande problema está quando a ansiedade se torna patológica.

A ansiedade patológica ou Sindrome da Ansiedade Generalizada trata-se de uma doença psiquiatrica que pode afetar as pessoas tanto fisica como psicologicamente. Para quem iobre deste transtorno a ansiedade aparece em quase todas as circunstâncias e mesmo de forma inesperada, podendo dar origem a ataques de pânico.

Os ataques de pânico sao “picos de ansiedade” em  que os sintomas de tornam incontroláveis dando a impressão que se pode morrer a qualquer momento. O coração acelarado, a falta de ar e o sentimento de falta de controle causam cada vez mais medo e a pessoa entra numa espiral de pânico.

Apesar dos ataques de pânico não serem “perigos”, não causando alterações físicas graves, causam um transtorno imenso a todas as pessoas que deles sofrem, pois são impossíveis de controlar ou prever.

O tratamento da ansiedade e dos ataques de pânico deve ser feito através de uma associação de medicação com uma psicoterapia eficaz.

hipocondriaco

Como Saber se Sou Hipocondríaco?

A hipocondria é uma perturbação psiquiátrica  que se traduz numa crença infundada de que se tem uma doença muito grave (ou várias). Geralmente quem sofre desta doença não é capaz de admitir pois acredita mesmo nos sintomas que tem.

Ficam aqui os principais características de uma pessoa hipocondríaca

  • Ter um medo irracional de padecer de uma doença grave
  • Acreditar que tem uma doença grave, mesmo que todos os médicos e exames constatem o contrário.
  • Atribuir todas as alterações físicas a sintomas graves
  • Procurar diversos médicos e exigir a realização de variados exames médicos
  • Falar constantemente em sintomas e doenças
  • Pesquisar obcessivamente acerca de todas as doenças graves que ouve falar
  • Verificar constantemente a frequência cardíaca e até a tensão arterial.
dormir

Não Passe Demaisado Tempo na Cama!

Quando está cansado e mais triste só lhe apetece ir para a cama e dormir todo o dia? Pois não faça isso!

É normal utilizarmos o sono como escapatória aos nossos problemas. Durante o tempo que passamos a dormir não pensamos no que nos preocupa e ignoramos tudo o que nos está a incomodar. Mas esta é das estratégias mais erradas.

Vários estudos comprovam que as pessoas que dormem mais de 9 horas têm uma maior tendência para desenvolver sintomas depressivos.

Por isso, mesmo que só lhe apeteça estra na cama, levante-se e mantenha uma rotina que promova a socialização com outras pessoas!

3D render showing a character sitting on a word, with head in hands looking stressed.

Combata o Stress Hoje!

O stress afeta a nossa vida de diversas formas. Prejudica-nos tanto psicologicamente como fisicamente e pode dar origem a uma ansiedade generalizada que necessita de tratamento psicológico e farmacológico.

Conheça algumas dicas para reduzir o stress na sua vida:

  • Foque-se a fazer uma tarefa de cada vez. Pensar que tem imensas coisas para fazer ao mesmo tempo aumenta os níveis de stress.
  • Elimine da sua agenda todas as tarefas e compromissos que não são essenciais. Simplifique a sua vida!
  • Mantenha as suas finanças organizadas, eliminando assim uma preocupação constante.  No inicio do mês organize os gastos essenciais e estabeleça as restrições que necessita de fazer.
  • Partilhe as suas emoçoes e preocupações. Quando desabafamos com alguem o problema torna-se menor.
  • Pense em si! Tem de arranjar tempo para si a para se mimar. Uma massagem ou uma ida ao cabeleireiro ajudam a relaxar.