Ervas que Interferem com Antidepressivos

Os antidepressivos são geralmente medicamentos seguros, mas existem algumas ervas (utilizadas em chá ou suplementos alimentares) que interferem com o seu funcionamento, potenciando não só a sua ação como os efeitos secundários.

  • Hipericão: tal como os antidepressivos, estimula a produção de serotonina podendo originar um humor anormalmente positivo, irritável e desajustado
  • Lavanda: potencia os efeitos calmantes dos antidepressivos, podendo tornar-se perujidicial para a saúde.
  • Açafrão-das-índias: Como o seu mecanismo quimico é semalhante a um antidepressivo é possivel que esta erva aumente os seus efeitos secundários.

Benefícios do 5HTP

O 5HTP, mais conhecido como comprimido da felicidade é um aminoácido precursor da serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Pode ser consumido sob a forma de suplemento alimentar (geralmente em cápsulas) e tem diversos benefícios:

  • Ajuda a combater a depressão
  • Reduz o stress
  • Auxilia na perda de peso
  • Equilibra o humor
  • Melhora a qualidade do sono
  • Combate sintomas de TPM

As doses a consumir depende da formulação do suplemento e vêm indicadas nas respetivas embalagens.

Transtorno Bipolar Fases

O transtorno bipolar é também conhecido como doença maníaco-depressiva, pois geralmente existem alterações bruscas do humor das pessoas, alternando fases depressivas com fases maníacas (felicidade extrema).

Existem alguns sintomas que caracterizam acada uma destas fases:

Fase Depressiva

  • Tristeza constante
  • Incapacidade de tomar decisões
  • Dificuldade em concentrar-se
  • Cansaço
  • Sensação de desespero e culpa
  • Perda de auto-estima
  • Pensamentos relacionados com a morte
  • Alterações do sono
  • Afastamento social

Fase Maníaca

  • Alegria quase irreal
  • Discurso acelarado e pouco coerente
  • Comportamento imprudente
  • Desinibição Social
  • Pouca necessidade de comer e dormir

 

Como Controlar o Medo de Andar de Avião

Existem muitas pessoas que têm medo de voar de avião. Os tremores e suores frios começam mesmo antes de o avião levantar voo!

Siga estas dicas para ter uma viagem mais tranquila:

  • Marque a sua viagem durante o dia, pois dará-lhe mais segurança.
  • Informe-se sobre o avião e o mapa de voo, o que lhe irá dar tranquiloidade.
  • Converse com outras pessoas: vai ajudá-lo a distrair-se do seu medo
  • Informe-se sobre as estatisticas: saber que a probabilidade de um avião cair é de 1 em 2.783.874 vai tranquilizá-lo!
  • Respire! Durante os momentos de mais tensão pode utilizar algumas técnicas respiratórias para se sentir mais calmo.

5 Estratégias para Controlar a Ansiedade

No dia-a-dia podemos adoptar várias estratégias para controlar a ansiedade. Conheça algumas:

  • Tenha sempre consigo uma agenda (em pepel ou no telémovel). A organização ajuda a diminuir a ansiedade
  • Faça caminhadas ao fim do dia, de preferência em parques com bastante vegetação e tranquilos.
  • Beba água ao longo de todo o dia, evitando os efeitos nosivos do cortisol.
  • Não veja televisão até tarde, a luz emitida pelos ecras influencia a produçaõ de hormonas e a qualidade do sono.
  • De manha, levante-se mais cedo para evitar o stress e a correria no incicio do dia.

Como fugir ao Pânico

Para quem sofre de ataques de pânico, tudo o que queremos é evitar estes momentos ou fazer com que passem rápidamente.

Já aqui falamos das técnicas respiratórias e estas podem ser muito eficazes, mas existem também outras estratégias:

  • Passar um cubo de gelo por baixo dos olhos – vai criar desconforto e ativar o sistema parassimpático, diminuindo os sintomas de pânico
  • Abstração: é preciso algum treino, mas pode ser muito eficaz. Trata-se de mentalmente colocarmo-nos noutro local ou situação, evitando aquilo que nos está a procvocar o pânico.
  • Partilha: em situação em que habitualmente sofre de ataques de pânico (por exemplo locais com muitas pessoas), procure fazer-se acompanhar por algém com quem se sinta avontade e que saiba o que fazer se tal acontecer. Isto vai deixa-lo muito mais tranquilo

Traumas que Causam Depressão

As causas da depressão são variadas e muitas vezes trata-se de uma conjugação de fatores emocionais, laborais, sociais ou económicos.

No entanto existem vários fatores que podem ser traumáticos (pela sua repentinidade ou pela sua intensidade) e levar ao surgimento de depressões:

  • Luto, nomeadamente por familiares ou amigos mais próximos
  • Perda de emprego e/ou situações econóicas problemáticas
  • Conflitos laborais
  • Despromoção da categoria social/profissional
  • Problemas na relação com os filhos/pais
  • Termino de relações amorosas/ divórcio

Todas estas circunstâncias podem surgir em quase todas as fazes da nossa vida e o que muda é a forma como lidamos com elas. Uma pessoa que tem mais tendências depressivas irá qualquer uma destas situações como derrotas pessoais e não como um começo de uma nova fase na sua vida

Técnica Respiratória para Relaxar

Todos nos sabemos que o controlo da respiração é fundamental para para conseguirmos minimizar os efeitos da ansiedade. Conheça uma técnica bastante eficaz quando não estamos a conseguir controlar a ansiedade

  1. Pressione a língua contra a parte de trás dos dentes e feche a boca
  2. Inspire pelo nariz durante quatro segundo
  3. Sustenha a respiração durante sete sengundos
  4. Depois expire todo o ar contando até oito
  5. Repita esta técnica 3 vezes num loal calmo

Quanto Tempo Demora a Adormecer

As alterações do sono são um dos princiapis problemas para quem sofre de ansiedade. Quantas vezes já  ficou a dar voltas na cama sem conseguir adormecer?

Fique a saber que, se demora mais de uma hora a adomecer, alguma coisa está realmente mal. Deve começar e pensar em estratégias que o ajudem a controlar a ansiedade antes de ir para a cama. O melhor é começar a evitar todas as substâncias estimulantes (como a cafeína) e procurar hábitos relaxantes, como ouvir música ou prtaicar meditação.

No caso contrário, ou seja se demorar menos de 10 minutos para adormecer, o seu corpo está  atentar dizer-lhe que não está a dormir as horas suficiente ou que o seu sono não é repousante. É mito comum acontecer estas situações em casos de depressão.

Da Ansiedade ao Panico

A ansiedade é uma fator normal para todas as pessoas. Sofremos de ansiedade devido a acontecimentos inportantes ou mesmo situações diarias como o transito.

A ansiedade é até benéfica para a nossa vida, pois impele-nos a conseguir melhores resultados.  O grande problema está quando a ansiedade se torna patológica.

A ansiedade patológica ou Sindrome da Ansiedade Generalizada trata-se de uma doença psiquiatrica que pode afetar as pessoas tanto fisica como psicologicamente. Para quem iobre deste transtorno a ansiedade aparece em quase todas as circunstâncias e mesmo de forma inesperada, podendo dar origem a ataques de pânico.

Os ataques de pânico sao “picos de ansiedade” em  que os sintomas de tornam incontroláveis dando a impressão que se pode morrer a qualquer momento. O coração acelarado, a falta de ar e o sentimento de falta de controle causam cada vez mais medo e a pessoa entra numa espiral de pânico.

Apesar dos ataques de pânico não serem “perigos”, não causando alterações físicas graves, causam um transtorno imenso a todas as pessoas que deles sofrem, pois são impossíveis de controlar ou prever.

O tratamento da ansiedade e dos ataques de pânico deve ser feito através de uma associação de medicação com uma psicoterapia eficaz.