Tudo sobre a Hipocondria

A hipocondria consiste numa perturbação mental em que a pessoa acredita ter sintomas físicos que associa a uma ou várias doenças graves. É uma fobia ás doenças.

Estima-se que a hipocondria afecte cerca de 1 a 5% da população geral e está geralmente relacionada com outras patologias mental como a depressão, a ansiedade ou a esquisofrenia.

Não existem causas específicas para a hipocondria mas existem fatores socioculturais que podem potenciar o seu aparecimento, como por exemplo ter vivido com um familiar com doença grave.

As pessoas que sofrem de hipocondria tendem a fazer más interpertações de sintomas normais do organismo, associando-os a doenças. Mesmo que o médico desminta, nunca é suficiente para acabar com a preocupação.

O paciente não finge sintomas, ele acredita verdadeiramente que os tem!

A hipocondria afeta a vida pessoal, profissional e social da pessoa. Causa depressão e ansiedade e gera custos muitas vezes elevados com consultas e exames.

O tratamento passa por estabelecer uma relaçãode confiança com um médico para que o paciente possa ser tranquilizado. Quando tal não resulta as alternativas opodem passar pela psicoterapia ou pela medicação (ansioliticos e antidepressivos)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *