Tratamento da Depressão

Já antes falamos aqui da depressão e dos sintomas associados a esta. Hoje vamos explorar as opções de tratamento para as pessoas que sofrem de depressão.

O tratamento deve ser adequado a cada pessoa consoante o seu estado físico e psicológico. Deve ser feita uma avaliação clínica pormenorizada para depois optar entre um ou mais destes tratamentos:

  • Alteração dos estilos de vida – A depressão tem muitas repercussões na forma como a pessoa vive e este é o primeiro aspecto que a pessoa tem de mudar. É recomendada a prática de exercício físico regular e  uma alimentação saudável e regrada (evitando comer em excesso ou saltar refeições).  O seu médico vai também aconselhá-la a evitar o isolamento, procurando atividades que envolvam contacto com familiares e amigos.
  • Psicoterapia – Existem muitos tipos de psicoterapia, mas o mais aconselhado no tratamento da depressão é a terapia cognitiva comportamental. Esta terapia tem como objetivo alterar a forma como a pessoa pensa. Normalmente uma pessoa depressiva tem tendência para interpretar todos os acontecimentos de forma muito negativa. Através da psicoterapia vai ser possível identificar estas situações e ajudar a construir um novo padrão de pensamentos positivos acerca da vida e do mundo que o rodeia.
  • Medicação – A medicação utilizada no tratamento da depressão são os antidepressivos (escitalopram, fluoxetina, paroxetina, sertralina,…). O seu médico pode também prescrever ansiolíticos, que vão ajudar a controlar a ansiedade (xanaz, valium, lorenin, serenal). A prescrição desta medicação deve ser feita de forma cuidadosa e deve seguir as indicações do seu médico.
  • Técnicas de relaxamento –  Esta opção de tratamento vai permitir que aprenda a relaxar e a lidar de forma mais eficaz com a sua ansiedade e de controlar os sintomas físicos que esta causa.
  • Acupunctura –  Esta técnica consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos. Esta técnica permita equilibrar o corpo e a mente e alivia a ansiedade.  A acupunctura aumenta a produção de endorfina e serotonina, duas hormonas que promovem  alegria e bem-estar, combatendo a depressão.

O tratamento da depressão deve ser mantido por vários meses. Nunca termine o tratamento repentinamente quando se sentir melhor. Vai sentir sintomas de privação e pode ocorrer uma recaída.  Siga as recomendações do seu médico e adopte estilos de vida saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *