Técnica de Relaxamento #7

Hoje a técnica de relaxamento que abordamos baseia-se no Mindfulness (Atenção Plena). É uma pequena meditação que pode ser realizada em 3 minutos e que se foca nas suas sensações corporais.

Deve sentar-se direito, num local calmo e sem interrepções. Se possível mantenha os olhos fechados.

  1. Relaxe e leve a sua consiência até à sua experiência interior: “o que estou a sentir neste momento?”
  2. Deixe estes pensamentos fluir na sua mente
  3. Tente perceber os sentimentos negativos relacionados com este momento , foque-se neles e aceite-os, sem os tentar mudar
  4. Foque-se agora nas sensações físicas po que estar a passar. Aperceba-se se há algum desconforto ou tensão.
  5. Redirecione agora a sua tensão para a respiração. Foque-se no ar a entrar e a sair. Sinta de perto as sensações físicas no abdómen, expandindo-o quando o ar entra e encolhendo-o quando o ar sai. Se a sua mente começar a vagear, traga-a de volta para a sua respiração.
  6. Vá alargando a sua consciência para as sensações que a respiração provoca no resto do corpo. Se sintir algum desconforto foque-se nele e imagine a sua respiração a abranger a zona de desconforto

Esta meditação permite-lhe reconhecer as diversas sensações do seu corpo, sem as entar mudar. Deve aceitar as sensações tomando sempre consciência do seu corpo como um todo.

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