Porque tenho ataques de pânico?

Concerteza que, já se já passou por um ou vários ataques de pânico, se perguntou “porque?” “porque me acontece a mim?”. Pois, os ataques de pânico são um fenómeno um pouco complexo que podem ter várias explicações.

Muito provavelmente já foi diagnosticado com ansiedade generalizada pelo seu médico. Os ataques de pânico resultam de um pico de ansiedade que a pessoa não consegue controlar, originando diversos sintomas como: batimentos muito rápidos, falta de ar, dor no peito, suores frios  e medo de morrer.

Existem algumas situações que eventualmente podem provocar ataques de pânico:

  • Para pessoas que sofrem de agarofobia (fobia de multidões), a simples presença de muitas pessoas à sua volta pode despoletar um ataque de pânico. Isto pode acontecer em centros comerciais, jantares de grupo, transportes etc.
  • A ocorrência de ataque de pânico vai fazer com que tenha medo de que se volte a repetir. Se este medo tomar conta de si, quando se confronta com situações ou sitioa em que teve ataques de pânico anteriormente, estes podem repetir-se.
  • Para pessoas que são sensíveis ao calor, a sensação de fraqueza que este provoca, pode causar um pico de ansiedade e provocar um ataque de pânico.
  • Muitas vezes o ajuste de medicação ou a substituição da mesma pode levar a que a sua ansiedade se torne mais descontrolada e eventualmente vai provocar ataques de pânico mais frequentes
  • Quando se encontra sozinho ou num sitio que sabe que é difícil encontrar ajuda rapidamente, esta insegurança pode aumentar os seus níveis de ansiedade e provocar o pânico.

Pode tentar aperceber-se quais destas situações lhe causam ataques de pâniico. No entanto, não as deve evitar. Deve procurar ajuda para as enfrentar e assim perder o medo e ter uma vida mais calma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *