Medo de Sair de Casa

O medo de sair de casa é frequente nas pessoas que sofrem de ansiedade e de agorafiobia. muitas vezes começa por um certo desconforto e sair de casa, do “ambiente protegido”. Este desconforto vai evoluindo para um isolamento e depois para o medo ou mesmo pânico de sair de casa.

Geralmente este medo surge porque a pessoa associa o facto de sair de casa à probabilidade de se sentir mal ou ter um ataque de pânico. Estar dentro de casa é uma “proteção”.

Apesar deste sentimento de segurança, o medo de sair de casa vai provocar cada vez mais ansiedade. A pessoa começa a entrar em pânico cada vez que pensa em sair de casa. Sair de casa não quer dizer exatamente deixar as quatro paredes, mas sim ter de se deslocar a locais fora da sua zona de conforto.

Muitas pessoas que sofrem deste medo conseguem até sair de casa mas entram em pânico quando se fala de uma deslocação maior que o normal, por exemplo para férias. O medo acaba por afetar a vida pessoal e profissional. Muitas pessoas acabam por necessitar de uma baixa médica por se sentirem inseguras no local de trabalho e não conseguirem lidar com a ansiedade.

Este medo tem de ser enfrentado. Aos poucos, mas tem. O facto de se isolar em casa ou evitar locais que lhe provoquem medo vai limitar a sua vida. Procure sair de csa para fazer atividades que lhe agradem. OI seu cérebro irá receber a informação que é seguro e que não se vai passar nada de mal. Aos poucos o medo vai ser desbloqueado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *