Hipnose para tratar a Ansiedade

Quem sofre de ansiedade com certeza já ouviu falar da hipnose médica (ou hipnoterapia) para tratar a ansiedade. Apesar de ser uma técnica um pouco controversa, tem demonstrado resultados no tratamento de várias patologias ansiosas e depressivas.

A hipnose trata-se de um estado de alteração de consciência, uma espécie de “transe”, que vai permitir ao doente um tratamento mais aprofundado. Explicando de uma forma fácil, a pessoa vai-se encontrar num relaxamento bastante agradável, estando muito mais receptiva a sugestões benéficas e a alterações comportamentais.

No estado de hipnose é possível aceder de forma controlada ao subconsciente da pessoa, o que permite descobrir a raiz do problema. Durante toda a nossa vida vamos guardando experiências e emoções no subconsciente e só desta forma conseguimos aceder a estas.

Os objetivos terapêuticos da hipnose devem ser discutidos entre médico e utente antes das sessões de hipnose, para que se alcance os resultados pretendidos. Tem de ser criada uma relação de confiança para que o tratamento tenha sucesso.

A hipnoterapia apresenta uma grande taxa de sucesso no tratamento de ansiedade e ataques de pânico uma vez que promove um relaxamento profundo que permite que a pessoa deixe de sentir “a cabeça a mil à hora” e se foque na sua recuperação.

Durante as sessões são também aprofundados os motivos inconscientes dos medos que muitas vezes provocam ansiedade, o que leva a uma diminuição acentuada dos mesmos.

Para o tratamento de transtornos de ansiedade, o tempo aconselhado de realização de hipnoterapia são cerca de 6 meses. Durante a terapia os doentes aprendem também a realização de auto-hipnose, o que lhes permite um relaxamento mais contínuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *