EMDR para a Ansiedade

O EMDR, que em português significa Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares, trata-se de uma técnica de psicoterapia relativamente recente que tem como objetivo reduzir traumas, ansiedade, sintomas depressivos ou melhorar o estado global de saúde mental.

Este tratamento exige algumas fases e inicia-se com uma história clínica pormenorizada do utente, que deve ser a base para a criação de uma relação empática  entre utente e terapeuta.  O tratamento em si baseia-se na ativação de mecanismos de cura do cérebro através da estimulação sensorial bilateral (ocular, auditiva e/ou tátil).

Durante as sessões as memórias traumáticas do paciente são trabalhadas o que irá permitir a eliminação de crenças negativas, emoções e sintomas  associados a determinada memória, facilitando a  conexão dessa memória com novos sentimentos positivos armazenados nas redes de memória.

O tratamento deve ser realizado por um psicoterapeuta formado em EMDR  e a duração do mesmo varia entre 2 a 60 sessões de 90 minutos, consoante o problema e a progressão do utente.

O EMDR tem apresentado resultados muito significativos no tratamento de ansiedade e depressão, assim como outras patologias como insónias oufobias complexas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *