Despersonalização – O que é?

A despersonalização é um dos sintomas mais estranhos e perturbadores que ocorre durante o ataque de pânico. Muitas vezes as pessoas sentem mas não sabem o que é, pensam simplesmente que estão a ficar loucos.

A despersonalização caracteriza-se por a pessoa sentir que a sua existência não é real, nem o mundo que a rodeia, como se estivesse num universo paralelo, como se tudo à sua volta estivesse muito distante. Geralmente a pessoa sente-se surreal e muito tonta, pensando que vai enlouquecer a qualquer momento. Tudo isto não passa de uma ilusão causado pelo pânico.

O sentimento de se encontrar fora do contacto com o mundo é ainda mais forte quando começa a ver tudo o que o rodeia mais claro e brilhante. Estes aspetos são muitas vezes referidos por pessoas que sobrem de ansiedade e ataques de pânico.  Tudo isto é provocado pela hiper-estimulação do sistema nervoso devido ao elevado grau de ansiedade que a pessoa está a experimentar. O sistema nervoso está ligado de várias formas ao seu corpo e a sua estimulação excessiva produz efeitos físicos e mentais que se assemelham aos provocados pelo consumo de drogas psicoactivas.

Estes sintomas só vão desaparecer quando se conseguir acalmar, estimulando de uma forma mais reduzida o sistema nervoso  e permitindo que este mande menos impulsos para o seu corpo. Deve falar nestes sintomas ao seu médico, pois também podem ser provocados por certos medicamentos, como alguns antidepressivos.

É importante saber que estes sintomas não o vão deixar louco, nem alterar a sua personalidade. Muitas vezes ajuda falar com outras pessoas que sentiram o mesmo! Deixe aqui o seu testemunho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *