Como fazer o Desmame de Xanax?

O Xanax (substância ativa: alprazolam) é uma benzodiazepína, usado para tratar ansiedade, ataques de pânico e outros psiquiátricos. Este medicamento atua nos receptores GABA, tendo efeitos depressores sobre o sistema nervoso central.

O uso continuado de Xanax pode casar tolerância e habituação. A descontinuação abrupta deste medicamente pode provocar sintomas de abstinência muito intensos, podendo mesmo levar à morte.

O desmame deve ser feito de forma controlada e acompanhado por um médico. Vão sempre ocorrer alguns sintomas de abstinência, mas podem ser  reduzidos se seguir os seguintes passos:

  1. Se possível procure um psiquiatra. O psiquiatra vai ajudá-lo a fazer o desmame do Xanax e pode até prescrever outra medicação para ajudar neste processo.
  2. Informe-se sobre o processo de desmame. É importante que, antes de começar o processo, se informe dos sintomas de abstinência e da duração do desmame. Mentalize-se de que tem que estar empenhado neste processo e que os sintomas vão desaparecer gradualmente
  3. Diminua a dosagem gradualmente. Nunca deixe de tomar a medicação de um dia para o outro! O ideal é reduzir 10% a cada 3 semanas. Em doses baixas pode ser complicado pois é difícil partir o comprimido em doses tão pequenas, mas a redução lenta vai reduzir em muito os sintomas de descontinuação. Não se precipite!
  4. Tenha hábitos saudáveis – é importante que durante este processo se alimente convenientemente e beba muita água. O exercício físico é também essencial e ajuda a relaxar.
  5. Informe-se com o seu médico sobre suplementos que podem ajudar no desmame, diminuindo os sintomas. O magnésio geralmente é imprescindível neste processo. Existem também alguns suplementos naturais que podem ajudar a colmatar os efeitos do desmame, tais como, o ómega 3 e as sementes de linhaça. Algumas pessoas utilizam calmantes naturais como a passiflora ou a valeriana durante o desmame
  6. Algumas terapias alternativas podem ajudar a controlar a ansiedade e os sintomas de desabituação. As mais conhecidas são o Reiki e a Acupuntura. Informe-se sobre a mais adequada ao seu caso.

Não desespere! O desmame do xanax é um processo lento e um pouco complicado, mas não desista! Quando conseguir terminar o processo vai constatar que a sua qualidade de vida melhora substancialmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *