Desmame de Valium

O valium (Substência ativa Diazepan) é um dos ansíoliticos (calmantes) mais utilizados para tratamento da ansiedade,  ataques de pânico e outras patologias ansiosos.  É também utilizados como relaxante muscular para tratar contraturas e dores musculares.

O tempo maximo de utilização aconselhado é de três meses, mas geralmente o tratamento é bastante mais prolongado, aumentando o grau de dependência fisíca e psicológica.

Apesar de parecer resolver os problemas de ansiedade a rapidamente, a toma de valium tem diversos efeitos secundários como a sonolência, dificuldade de raciocínio, dores de cabeça, tensão baixa, etc.

O desmame (descontinuação) do valium tem de ser feita de forma muito lenta, devido aos intensos sintomas de abstinência que podem occorrer.

O tempo que demora o desmame total do  Valium varia muito de pessoa para pessoa e também da dose diária inicial. O ideal é reduzir cerca de 10% da dose inicial a cada 3 semanas. É normal que surjam alguns sintomas de abstinência, tais como:

  • Alterações do  humor (tristeza profunda)
  • Arritmias cardíacas
  • Dores de cabeça
  • Tremores
  • Boca muito seca
  • Dores musculares

Se estes sintomas forem muito intensos, deve aumentar o tempo de desmame (por exemplo reduzir 10% a cada 4- 5 semanas). Para um desmame correto deve comprar uma  balança digital precisa ou partir o comprimido com uma lânina bem afiada.

O desmame deve ser sempre acompanhado por um psiquiatra! Se for realizado em pouco tempo ou abruptamente pode ser muito perigoso e potencialmente letal. É necessária alguma paciência no desmame do valium. A meditação e outras técnicas de relaxamento ajudam muito a controlar os sintomas de abstinência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *