Depressão na gravidez

Muitas vezes as mulheres sofrem de depressão durante a gravidez. As causas são diversas: a depressão pode já existir antes ou pode ser provocada pelas mudanças homonais ou pela não aceitação da condição.

A depressão na gravidez deve ser diagnosticada atempadamente pois pode prejudicar a mãe e o bebé. As mães que sofrem de depressão têm tendência a descuidar a alimentação e o exercício e têm alterações hormonais mais acentuadas.

Os sintomas de depressão na gravidez são semelhantes a uma depressão comum (tristeza profunda, falta de interesse, irritabilidade e choro frequente), mas muitas vezes centram-se na rejeição da gravidez e na não aceitação da condição. Estes sintomas podem aparecer em qualquer fase da garvidez, mas devem causar preocupação quando permanecem por mais de duas semanas

O tratamento mais aconselhado durante a gravidez é a psicoterapia, pois ajuda a perceber a causa dos sintomas e melhorar a qualidade de vida da mulher. Também podem ser utilizadas algumas técnicas de relaxamento como a meditação ou acupuntura para ajudar a controlar os sintomas.

Os antidepressivos geralmente são contra-indicados na gravidez, mas em situações mais graves, os beneficíos destes medicamentos superam os seus perigos e a melher pode ser aconselhada a tomá-los durante a gravidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *