Depressão vs Ansiedade

A depressão e a ansiedade são duas das perturbações psicológicas mais comuns. Apesar de não serem completamente opostas mas apresentam algumas diferenças significantes entre si.

A ansiedade prende-se com uma alteração na percepção do “perigo”. A pessoa ansiosa vive constantemente apreensiva em relação a algo, o que provoca um nervosismo incontrolável. Esta sensação estimula o mecanismo cerebral de “luta ou fuga” provocando constantemente sintomas físicos como palpitações, tremores, desmaios e dores musculares.

A depressão é um transtorno do humor e, portanto, as alterações sentidas prendem-se mais com as emoções. Os principais sintomas da depressão é o humor triste, o choro fácil, a incapacidade de tumor decisões e o desespero constante.  A pessoa com depressão perde o interesse pelas actividades diárias e mesmo por si mesmo.

Apesar de serem patologias distintas, é frequente que surjam em conjunto ou que uma dê origem ao aparecimento da outra. Em ambas as perturbações surgem alterações marcadas de humor e sintomas físicos bastante intensos e difíceis de controlar.  O tratamento destas patologias pode ser feito em conjuntos, pois a medicação (ansiolíticos e antidepressivos) reduz os sintomas e ajuda a tratar ambos os sintomas. A psicoterapia é também aconselhada em ambos os casos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *