Como ultrapassar o luto

O luto é muitas vezes a causa para o aparecimento de uma depressão.  A perda de uma pessoa que nós é próxima tem sempre um impacto muito grande sobre o nosso estado emocional, podendo em alguns casos tornar-se patológico.

Cada pessoa vive o luto de forma diferente, experimentando diferentes emoções durante um período de tempo variável.  O luto engloba sintomas físicos e psicológicos que têm implicações na vida diária da pessoa. Quando esta não consegue lidar com o luto de forma adequada, pode surgir a depressão.

Ficam aqui alguns pontos fundamentais para que consiga desenvolver um processo saudável de luto

  • Aceite e manifeste os seus sentimentos e emoções – Todas as emoções são normais num processo de luto e não as deve esconder. Não tenha meda do que as outras pessoas vão pensar, diga-lhes como se sente.
  • Enfrente as memórias – Não deve evitar a ir a lugares ou fazer actividades que lhe lembrem a pessoa que sente falta. Entre estas situações, chore o que precisar para conseguir seguir em frente.
  • Cuide da sua saúde – Apesar de se sentir psicologicamente mal, de ter atenção à sua saúde física.  Estas estão interligadas, manter hábitos de vida saudável (alimentação e exercício físico)
  • De tempo a si mesmo –  Embora desejo que o sentimento de infelicidade passe rapidamente, este processo pode durar vários meses. Vai sentir as mudanças gradualmente e não de um dia para o outro. Não se  foque no duração do seu luto, deixe que se atenue naturalmente
  • Apoio nos mais próximos  – Não se isole! Pode não lhe apetecer sair de casa, mas tente manter as sua actividades normais.  Partilhe com os seus amigos e colegas de trabalho o que está a sentir para que o possam ajudar
  • Procure ajuda – Se sente que não está a conseguir ultrapassar esta fase e pode estar a desenvolver uma depressão, procure ajuda especializada de psicologia e psiquiatria.

 

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