Como Manter a Saúde Mental

Da mesma forma que fazemos tudo o que é necessário para manter a nossa saúde física, também o devemos fazer com a saúde mental.

São pequenas coisas que fazemos no dia a dia que ajudam a estabelecer o equilíbrio mental fundamental para prevenir doenças depressivas e ansiosas. Ficam aqui algumas dicas muito úteis.

  • Tentar aceitar as mudanças de forma positiva: as mudanças na vida pessoal ou profissional são muitas vezes fonte de ansiedade e stress. Reconheça a mudança como parte integrante da vida e não evite sair da sua zona de conforto.
  • Não tente controlar tudo: consciencialize-se que há coisas que estão fora da sua mão. Pode lidar com elas, mas não tente controlar tudo o que o rodeia,, deixe a vida decorrer ao seu ritmo
  • Aprenda a compreender as suas próprias emoções: saiba o que o alegra ou entristece, mas acima de tudo o que lhe provoca sentimentos fortes: como ansiedade extrema ou irritação.
  • Observe o comportamento dos outros: o comportamento dos que os que o rodeiam muitas vezes é fonte de ansiedade. Tente perceber as acções e emoções dos outras mas não os rotule de “bom ou mau”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *