Como Controlar um ataque de pânico

O ataque de pânico caracteriza-se por um ansiedade intensa e uma onda de medo extremo. É uma sensação horrível, parece que vai morrer ou ficar louco.  Para conseguir lidar com este momento de sofrimento é importante desenvolver algumas estratégias para conseguir ultrapassar o ataque de pânico o mais rapidamente possível.

Pensamento

É fundamental que consiga ter algum controlo sobre o seu pensamento. Tente consciencializar-se de que o que está a acontecer é normal e vai acabar em pouco tempo.  Há alguns pensamentos em que se deve tentar focar:

  • A ataque de pânico não vai provocar nenhum ataque cardíaco nem pode morrer.
  • Não vai desmaiar durante o ataque de pânico . O facto de a tensão arterial subir impede que desmaie.
  • Não vai enlouquecer, nem perder o controle. Dentro de pouco tempo vai estar bem.

Respiração

Durante o ataque de pânico e devido à ansiedade extrema vai ter tendência para hiperventilar, diminuindo a quantidade de dióxido de carbono no sangue. Respirar para um saco de papel pode ajudar a restabelecer o equilíbrio.

Outra forma de controlar a respiração é a contagem. Conte devagar até 4 enquanto inspira e até 6 durante a inspiração. Contar ajudar também a relaxar e distrair-se.

Tempo

Por mais que deseje que o ataque de pânico acabe é importante que não foque o pensamento nisto. Relaxe e não olhe constantemente para o relógio. Se o fizer a sua ansiedade vai aumentar e o ataque de pânico vai prolongar-se por mais tempo.

Medicação:

Se já está diagnosticado com ansiedade e está a fazer medição, o seu médico deve ter-lhe receitado medicação calmante para tomar em SOS. Tenho sempre consigo esta medicação e tome-a quando necessitar segundo a prescrição do médico. Vai ajudar a controlar o ataque de pânico e os seus sintomas.

O ataque de pânico é realmente um momento de grande tensão que afeta muito a qualidade de vida. Mas não deixe que isso controle a sua vida! É possível ultrapassar a ansiedade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *