Como controlar a hiperventilação

A hiperventilação é muito frequente durante um ataque de pânico e é responsável por muito dos outros sintomas (falta de ar, tonturas, vertigens, falta de forças). Durante a hiperventilação a quantidade de ar inspirado é superior ás necessidades do corpo. O que acontece é que o seu sangue vai ficar demasiado oxigenado, dando origem a todos estes sintomas.

A hiperventilação não é fácil de controlar. O ansiedade faz com que a tendência seja que a pessoa respire mais rápido e mais profundamente. Ficam aqui dois métodos simples e eficazes que deve aprender para controlar a hiperventilação:

Método 1:

  • Coloque uma mão sobre a barriga
  • Inspire pelo nariz, contando até 5 e certifique-se que ar vai para a parte inferior dos seu pulmões (o abdómen sobe)
  • Expire pela boca contando até 10 e esvaziando o seu abdómen

Método 2:

  • Pegue num saco de papel e coloque à frente da boca
  • Respire normalmente pelo menos 10 vezes
  • Retire o saco e veja se consegue manter um ritmo normal de respiração (ao respirar o seu próprio dióxido de carbono, vai voltar a estabelecer o equilíbrio no seu sangue e eliminar os os restantes sintomas)

Lembre-se que não lhe vai acontecer nada durante um ataque de pânico! Os sintomas são fruto  de uma hiper estimulação do sistema nervoso e irão reverter-se quando se conseguir acalmar.

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