Combater os Pensamentos Negativos

É muito frequente as pessoas que sofrem de ansiedade serem constantemente inundadas de pensamentos negativos.

Estes pensamentos preendem-se com diferentes coisas dependendo do que amis afeta as pessoas. Para as pessoas hipocondríacas os pensamentos amis comuns são sobre doenças. Para as pessoas que sofrem de fobia social, os pensamentos são geralmente relacionados coma humilhação que podem sentir no meio das outras pessoas. Estes pensamentos aumentam os graus de ansiedade e prejudicam a vida da pessoa, pelo que é necessário controlá-los.

Existem algumas estratégias para controlar estes pensamentos mas, se estes forem muitolimitadoes, por vezes é necessário recorrer a psicoterapia.

O primeiro passo passa por perceber quais são estes pensamentos e em que ocasiões surgem. Por exemplo, um pessoa que sofra de fobia quando é exposta a situações das quais é difícil “fugir” vai pensar “eu vou entrar em pÂnico e toda a gente vai achar que estou doido”. Este pensamento é o responsável pelo aparecimento do pânico e não a própria situação.

É importante libertar-se desses pensamentos. Na verdade é impossivel prever se vai mesmo ter o atque de pâncico e como as outras pessoas pode ou vai reagir. Deve enferntar os seus medos de forma gardual e, cada vez quesurgir um pensamento negativo, deve focar-se numa situação diferente, tentando evitar os sintomas físicos que irão surgir como consequÊncia do pensamento.

 

2 comentários a “Combater os Pensamentos Negativos

  1. Site

    Eu tambem tenho pensamentos negativos o dia todo! As vezes fico na grande maioria angustiada porque tento nao pensar,mas se olho pra algum objeto ou coisa comeco imaginar usando um dos tais fazendo mal ,mesmo sem eu querer..Pior e que eu nao quero nem pensar nisso,e acabo ficando pertubada! Faco tratamento psicologico e neurologico,tomo antidepressivo pois tem 11 meses que tive depressao pos parto. Sera que isso um dia acaba?

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    1. Marta Reis Autor do artigo

      Esses pensamentos podem ser de facto muito perturbadores! Mas ainda bem que já procurou ajuda médica e psicológica. A psicoterapia costuma ter efeitos muito positivos no controle desses pensamentos obcessivos. Pode também experimentar a meditação (Mindfulness) para ajudar a controlar a ansiedade e a abstrair-se desses pensamentos.

      Responder

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