Ansiedade no Trabalho

Para quem sofre de ansiedade, o local de trabalho pode-se tornar um autentico pesadelo. O desânimo, a sobrecarga de tarefas e o cansaço são fatores que criam na pessoa um sentimento de improdutivadade e aumentam os níveis de ansiedade.

A ansiedade e a depressão são ainda um pouco estigmatizadas na sociedade e muitas vezes as pessoas têm tendência a esconder que sofrem destas patologias: sentem que não irão ser entendidas pelos colegas de trabalho e que podem ser olhadas de lado. Este fator contribui ainda mais para que a pessoa veja o local de trabalho como um ambiente adverso.

Por outro lado, a acumulação de tarefas, a sensação de sobrecarga e a exigência excessiva presente em muitos trabalhos faz com que a pessoa se sinta desmotivada e incapaz de cumprir os objetivos. Muitas vezes acaba por estar constantemente a pensar nestes fatores, memso depois de acabar o dia de trabalho.

É fundamental conseguir sentir-se bem consigo mesmo no trabalho, mesmo que este não lhe agrade. E, acima de tudo saber separar o trabalho da vida pessoal, procurando que não se efetem reciprocamente. Por isso, deixamos aqui algumas dicas que o ajudarão a controlar a ansiedade no local de trabalho:

  1. Faça pausas: mesmo que curtas, as pausas ajudam a libertar-se um pouco do stress e pensar noutras coias. Assim irá conseguir trabalhar com mais eficácia.
  2. Estabeleça prioridades: se a quantidade de tarefas que tem pela frente o poem completamente ansioso, pegue num papel e escreva tudo o que tem para fazer. Depois coloque por ordem as coisas mais importantes e siga essa ordem. Assim vai sentir-se mais orientado e menos nervoso.
  3. Penso Positivivo: pensar que não é capaz de realizar as tarefas ou que se sente infeliz vai piorar a sua situação. Procure dirigir os seus pensamentos para os aspetos positivos do seu trabalho ou mesmo para os momentos de lazer que se vão seguir a este
  4. Crie o seu espaço: se tem oportunidade de ter um espaço só para si, organize-o e decore-o de forma agradável. Utilize cores alegres ou memso aromas relaxantes. Mantenha sempre o espaço organizado, a confusão gera muitas vezes mais ansiedade.
  5. Não se isole: não parta do principio que os seus colegas não o vão entender ou o vão descriminar. Conviva com as pessoas que o rodeiam, principalmente com aqueles com quem se sente mais à vontade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *