Ansiedade Provoca Queda de Cabelo

A queda de cabelo é muito perturbadora e altera a sua auto-imagem. Por vezes é associada simplesmente a um processo natural, mas a verdade é que muitas vezes esta é causada por níveis de ansiedade aumentados.

A ansiedade provoca um aumento da secreção do Cortisol que é uma hormona responsável pela perda de cabelo. Além disso, a ansiedade é responsável por diversas alterações mo sistema circulatório periférico, o que provoca uma irrigação deficiente do couro cabeludo, potenciando a queda de cabelo e impedindo o crescimento de novos cabelos.

Em casos mais extremos de ansiedade pode ocorer a alopecia, ou seja a perda da totalidade de cabelo, numa determinada parte ou em toda a extensão do couro cabeludo. Isto acontece porque as hormonas que são libertadas devido à ansiedade, impedem o fornecimento de nutrientes ao couro cabeludo.

A solução para a perda de cabelo provocada pela ansiedade passa obrigatoriamente pelo controlo da mesma.  Este controlo pode ser feito através e medicação (ansioliticos e antidepressivos) mas deve ser complementado com psicoterapia e outras técnicas de relaxamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *