Ansiedade Provoca Espasmos Musculares

É frequente que as pessoas que sofrem ansiedade sintam os músculos tensos e doridos. Esta tensão vai originar dor, por vezes aguda e num sitio específico, outras vezes por todo o corpo durante bastante tempo.

O espasmos muculares são também uma consequência comum da ansiedade: a pessoa sente o espasmo num músculo específico do corpo, por vezes por diversas vezes, acompanhado ou não de dor.

A explicação para tudo isto é a ansiedade e a hiper-estimulação do sistema nervoso. É uma forma do corpo estar preparado para um “ataque eminente”. Quando os niveis de ansiedade e stress fisiológico aumentam o corpo tem tendência a provocar uma tensão excessiva nos músculos de forma a tornar o corpo mais “resistente”.

Vários estudos indicam que a ansiedade é o principal fator causador de espasmos musculares. Este sintoma pode ser bastante perturbador, uma vez que é incontrolável e pode durar vários dias, efetando a vida da pessoa. Por outro lado, é frequente que este sintoma seja associado a outras doenças neurológicas graves, e esta associação gera ainda mais ansiedade na pessoa.

É fundamental conseguir controlar a ansiedade para diminuir a frequência e intensidade deste sintoma. O exercício físico pode ser uma ajuda precisosa. Apesar de parecer contraditório, o exercício físico moderado ajuda à libertação de algumas hormonas que provocam o relaxamento.

Existem também outras técnicas para aliviar este sintomas, como os banhos de emerssão com água bem quente ou as massagens terapêuticas.  A prática regular de Yoga ajuda também a promover o relaxamento muscular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *