Ansiedade ou Ataque cardíaco?

Um dos principais sintomas da ansiedade são as dores no peito. Este sintoma é também um dos mais assustadores, principalmente quando ocorre durante um ataque de pânico, pois só conseguimos pensar que vamos morrer de ataque cardíaco.

A dor no peito prococada pela ansiedade tem um explicação fácil de entender: a hiperventilação provoca uma sobrecaga dos músculos intercostais, o que leva à sua contração excessiva, provocando dores. Além disto, a diminuição de CO2 no sangue que acontece quando inspiramos demasiado ar, vai fazer com que os vazos sanguíneos se contraiam, não fornecendo  tanto oxigénio aos muscúlos, o  que vai provocar dor.

Ficam aqui as princiapis diferenças entrea a dor ansiosa e a dor cardíaca:

Dor Ansiosa

Dor Cardíaca

 Mais fácil de localizar (geralmente na zona cardíaca) Mais difícil localixar, parece dispersa (em torno do esterno)
 A dor não custuma irardiar (expandir-se para outros locais) A dor irradia (para os braços, costas e maxilar)
 Dor tipo pontada que piora com a inspiração Dor tipo apaerto
 Dura geralmente até 10 minutos Dura geralmente mais de 10 minutos
 Aumneta com o exame físico, quando se pressiona a zona referida Não se altera com o exame físico
 Surge mais frequentemente associado a outros sintomas de ansiedade: tonturas, falta de ar… Pode parecer a qualquer momento, sem haver um momento stressante.

Apesar destas características que as distinguem, a dor ansiosa e dor cardíaca podem muitas vezes ser confundida. É importante que reconheça as suas características e que consiga acalmar-se quando surgem os sintomas. Se tiver dúvidas recorra ao médico para realizar um ECG e análises cardíacas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *