Ansiedade e Dores de Cabeça

As pessoas que sofrem de ansiedade encontram-se mais predispostas a sofrer de dores de cabeça ou mesmo enxaquecas (dores de cabeça muito intensas).

Quando as pessoas sofrem de ansiedade é comum que os desconfortos emocionais sejam interpretados pelo cérebro como sintomas físicos bem localizados e definidos e um dos mais comuns é a dor de cabeça.

Não estamos com isto a dar a entender que a dor de cabeça é ficticia. Não, a pessoa de facto sente dores de cabeça e, por vezes, muito intensas. Também é frequente me pessoas que sofrem de depressão.

As dores de cabeça mais frequentes em pessoas que sofrem de ansiedade são as do tipo tensional, que se refletem em dores na parte de trás da cabeça, geralmente com irradiação para o pescoço e ombros.  Muitas vezes estas dores de cabeça são provocadas por tensão muscular excessiva.

Muitas vezes, as dores de cabeça são não só provocadas pela ansiedade mas também causadoras de mais ansiedade. Quem sofre de ansiedade está geralmente hipervigilante em relação a qualquer sintoma corporal. No caso das dores de cabeça,  é frequente que a pessoa com ansiedade tente associá-la a doenças graves e potenciamente fatais, como os tumores cerebrais. Estas associações provocam mais ansiedade e eventualmente o aparecimento de novas crises de enxaqueca.

Deve sempre consultar um médico e explicar-lhe os seus sintomas, para que  este possa despistar outras causas para a dor de cabeça. Existem diversos tratamentos não farmacológicos que ajudam a combater a dor de cabeça provocada pela ansiedade, como a acupuntura ou massagens terapêuticas para aliviar a tensão muscular.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *