Acupuntura para tratar Ansiedade

Já aqui falámos das diversas opções para o tratamento da ansiedade, e a acupuntura é uma delas. Cada vez mais utilizada, esta técnica natural com origem na medicina tradicional chinesa, pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade e mesmo a fazer o desmame de medicação (antidepressivos e ansíoliticos).

A acupuntura baseia-se no pressuposto que, para um a pessoa se sentir bem, tem de existir um equilíbrio saudável entre o corpo e mente. A acupuntura defende que cada sentimento ou emoção está ligada a um órgão do corpo (por exemplo a ansiedade está associada ao Baço)

A atuação baseia-se na aplicação de finas agulhas em pontos específicos do corpo, que irão aliviar a tensão muscular, combater cansaço e contribuir para uma melhoria do estado de humor.

Com um tratamento de acupuntura (uma vez por semana durante alguns meses) e possível aliviar praticamente todos os sintomas da ansiedade (cansaço, insónia, dores musculares, náuseas e taquicardia) e mesmo evitar os ataques de pânico.

Outra das vantagens da acupuntura é a possibilidade de desmame da medicação psiquiátrica, sem sofrer dos já conhecidos efeitos de desabituação. Apesar da medicação ser um aspeto fundamental no tratamento do transtorno de ansiedade, com o tempo causam habituação e podem ter efeitos prejudiciais na saúde da pessoa. Através da acupuntura é possível progressivamente por de lado a medicação,sentindo-se bem consigo mesmo e recuperando a sua vida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *