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Sinais de que Anda Demasiado Ansioso

A ansiedade pode consumir-nos e tornar a nossa vida insopurtável. Existem alguns sinais que nos indicam que a ansiedade nos está a prejudicar muito e que precisamos de pedir ajuda com urgência:

  • Aparecimento de urticária: o stress pode provocar irritações na pele
  • Dores de cabeça constantes: é um sintoma de niveis de ansiedade demasiado altos.
  • Indigestão: o stess altera o funcionamento do nosso sistema digestivo
  • Desidratação: sintomas como boca seca ou urina muito escura podem indicar desidratação provocada pelo stress
  • Tensão muscular: quando o stress é demasiado elevado  formam-se contraturas musculares que são dolorosas
  • Pesadelos ansiosos: aqueles sonhos em que acorda  muito nervoso são um reflexo do stress do dia-a-dia.
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Depressão no Masculino

Embora a depressão seja fortemente associada ao sexo feminimo e verdade é que ela também afeta muitos homens.

Apesar dos sintomas serem semelhantes eles são descritos de forma diferente pelos dois genéros. O mais comum é que os homens tentem ignorar os sintomas e não falem deles.

Os sintomas mais referidos pelos homens são:

  • Cansaço constante
  • Problemas de sono
  • Dores musculares, principalmente no pescoço e costas
  • Comportamento hostil para com os outros
  • Ansiedade e ataques de pânico
  • Agressividade e comportamentos de risco.
  • Disfunçaõ sexual

Embora os homens tendam a ignorar estes sintomas para não se sentirem “fracos”, a verdade é que o tratamento é fundamental para uma recuperação total. Também é fundamental que as pessoas mais proximas estejam atentas a alterações no comportamento e atuem perante estas,

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O que é o Biofeedback?

O Biofeedback é uma técnica muito utilizada em psicologia e associa a cada reação emocional uma reação fisiológica no nosso corpo ou cérebro.

O objectivo é, percebendo esta ligação, conseguir controlar as reações corporais alterando o nosso comportamento emocional.

Geralmente nas consultas de psicoterapia este método é utilizado em tempo real, sendo que a pessoa pode ser as alterações fisiológicas por exemplo através da avaliação da frequência cardíaca ou respiratória

Através dete método a pessoa fica com uma maior consciência de como as suas emoções e comportamentos alteram o funcionamento do corpo, e este facto pode ser trabalhado para obter um maior bem-estar.

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Massagem Terapêutica para Combater a Ansiedade

A massagem terapêutica é um dos métodos não medicamentosos mais eficazes para combater os sintomas de ansiedade.

Além de diminuir as dores musculares provocadas pela ansiedade, a massagem terapêutica reduz os níveis de cortisol (hormana responsável pelo stress).

A massagem terapêutica aumenta também a produção de neurotransmissores (serotonina e endorfina) responsáveis pelo prazer e bem-estar.

Geralmente no fim de uma massagem terapêutica a pessoa sente um aumento da sua energia no geral, contrariando o cansaço generalizado caracteristico da ansiedade.

 

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O Que Dizer a Uma Pessoa com Depressão

Ter alguem que nós gostamos a sofrer de depressão não é fácil. Muitas vezes não sabemos como lidar com esse facto, não sabemos o que dizer ou o que fazer.

Embora a pessoa esteja muito mais sensível e posso reagir mal a certas afirmação, é fundamental mostrar-mos a nossa presença e o nosso apoio . Basta um “estou aqui para ti” para demosntrar isto.

Por outro lado ás vezes é necessário tentar incentivar a pessoa a sair de casa, a voltar a conviver, mas isto deve ser feito de forma gradual e o ideal é escolher atividades que lhe agradem.

Por último é fundamental mostar-mos empatia, isto é “eu não sei exatamente o que estás a sentir, mas consigo perceber que está a ser difícil e posso tentar ajudar”

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Factos Desconhecidos sobre a Depressão

Todos nós sabemos que a depressão é uma doença mental caracterizada por tristeza profunda, perda de intressa e falta de energia. Mas há muito que não sabemos acerca de depressão:

  1. A depressão é também uma doença física: pode menisfestar-se por sintomas como dores de cabeça e casaço extremo.
  2. A depressão e das doenças mais comuns: cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem desta doença.
  3. A depressão pode ser genética: vários estudos indicam que há uma predisposição genética para sofrer de depressão.
  4. Muitas pessoas optam por esconder a depressão: tudo se deve ao estigma que foi criado na sociedade
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Chorar Faz-lhe Bem

Quantas vezes, em momentos muito stressantes, a única coisa que lhe apetece fazer é chorar? Pois é mesmo isso que deve fazer!

Chorar ajuda a que se liberte do stress e de tensões e permite-lhe lidar com emoções intensas.

As lágrimas contêm diversas hormonas que são produzidas quando o corpo está sobre grande stress.

Por outro lado, chorar ajuda a reduzir os níveis de cortisol do organismo, hormona responsável pela sensação de ansiedade.

Po isso, quando estiver “desesperado” chore! Vai-se sentir aliviado e depois pode resolver a situação com mais clareza.

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Situações que Aumentam a Ansiedade

Quem sofre de ansiedade sabe reconhecer que muitas vezes existem situações que descontrolam os níveis de stress e deixam-nos mais vúlneráveis.

Embora estas situações variem de pessoa para pessoa quase todos nós desabamos face a algumas situações da vida:

  • Mudança de casa: quer seja o facto de sair da casa dos pais ou simplesmente ter de escolher outra residência faz com que nos sintamos privados no nosso “espaço seguro”
  • No que toca ao emprego, tanto o despedimento como a mudança de local de trabalho aumentam os níveis de ansiedade e deixam-nos mais inseguros
  • As férias, que são para muitos significado de descanso, para uma pessoa que sofre de ansiedade podem ser um causador de stress, pois muitas vezes torna-se difícil lidar com a alteração de hábitos e rotinas
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4 Técnicas para Combater a Ansiedade

A Ansiedade torna o nosso dia a dia num ciclo vicioso: a ansiedade em relação ao que se se guegera sempre mais ansiedade.

É, por isso, fundamental adoptarmos diversas técnicas que nos permitam controlar a ansiedade para melhorar o nosso dia-a-dia.

  1. Livros de Colorir para Adultos: apesar de há primeira vista parecer um pouco estranho, estes livros de colorir que agora surgem em muitas lojas têm mesmo efeito no controlo da ansiedade.
  2. Nestes dias de verão, uma das atividades que mais combate o stress é fazer jardinagem. Estudos comprovam que as pessoas que fazem jardinagem regularmente são mais satisfeitas com a vida.
  3. O exercício físico ajuda a “limpar a cabeça” e reduz os níveis de ansiedade.
  4. Por fim, o facto de tirar “tempo para si próprio“, a uma determinada hora do dia, quer seja para meditar ou para realizar alguma atividade que lhe porporcione prazar, ajuda muito a controlar os niveis de ansiedade e a quebrar o stress do dia-a-dia.
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Os Perigos da Ansiedade

Todos nós sabemos que a ansiedade pode tem consequências físicas e psicológicas. Mas muitas destas consequências podem passar despercebidas e tornar-se perigosas:

  • Alterações no sistema cognitivo
  • Aumento da pressão arterial
  • Alterações na hormona da tiróide
  • Diminuição da densidade óssea
  • Enfraquecimento do sistema imuninário, o que nos deixa mais susceptíveis a apanhar infeções

A verdade é que a ansiedade pode trazer-nos muitos problemas físicos e por isso deve ser tratada logo quando surgem os primeiros sintomas